Bibliotecas Itinerantes

Biblioteca. Segundo a definição do Dicionário Aberto, uma biblioteca é uma «casa ou lugar, onde se depositam livros, para uso público ou particular». O meu quarto é uma biblioteca — de uso público. E ouço, amiúde, críticas à prontidão com que empresto, ou dou, os manuscritos que me aquecem as estantes. Sim, custa-me largar tanto os que li como os por ler. No entanto, falarão essas impressas vozes mais alto a outros que a mim? Talvez. Então, na assunção da possibilidade de, estendo a mão na expectativa que aquela narrativa opere como motor no processo de esclarecimento nos demais, e ofereço, pois.

A esplanada é onde me recolho para pausar o dia. Peço a minha bica matutina no quiosque do costume. Uma parga de míudos esconde o chão. Pé ante pé, saio da trincheira para um largo com livros espalhados como morangos demasiado maduros em venda avulso. Porém, qual não é o meu espanto quando… Qual o preço? O tempo que perder a investigá-los.  A responsável mais nova logo me esclarece — é o excedente da Biblioteca. E pergunto — porque não os vende? E há um esgar — Ordens de cima. Metade da hora volvida e felicito a responsável mais velha — é a coordenadora. E pergunto — porque não os vende? E, aí, apercebo-me da pequenez do meu raciocínio.

Uma grande fatia da totalidade dos livros foi oferecida à Biblioteca. As pessoas que o fizeram confiaram que nós faríamos o melhor uso deles. A Biblioteca da Penha de França é um espaço público que opera um serviço público. Há melhor uso que trazê-los à rua? Ao público?

E sorriu com a explicação do óbvio.

Deixe uma Resposta

